10 de novembro de 2010

Jiu-Jitsu vira esporte oficial na Noruega

Faixa-preta de Vinícius Campello e Otávio Ratinho, Felipe Mota, mais conhecido como "Gargamel", está atualmente morando na Noruega, depois de dar aulas de Jiu-Jitsu por muitos anos na academia AKXE, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Convidado para ensinar a arte suave na Europa, Gargamel embarcou com destino à cidade de Stavanger, onde se deparou com algumas academias destinadas à prática do esporte, embora não fossem ainda reconhecidas oficialmente.
Procurando o reconhecimento em terras norueguesas, Felipe solicitou um visto profissional para que pudesse se fixar de vez na Europa e tentar expandir seu trabalho. O problema todo foi que nenhuma embaixada concederia um visto profissional perante a justificativa da prática do Jiu-Jitsu, já que ainda não era uma profissão oficialmente reconhecida pelo Ministério dos Esportes norueguês. Gargamel, porém, não desistiu. Correu atrás para conseguir a oficialização do esporte para vencer toda a burocracia do país onde se havia fixado.
Não há dúvidas de que o longo processo gerou muito trabalho e dor de cabeça para o faixa-preta, mas, pouco mais de um ano depois, Felipe recebeu uma carta enviada diretamente pelo governo, na qual ele era parabenizado pelo trabalho desenvolvido e ressaltando sua importância para o desenvolvimento e profissionalização da modalidade no país. Pode ter sido duro, mas com certeza foi satisfatório ver o resultado final. Enfim, o Jiu-Jitsu passou a ser um esporte oficial na Noruega.
Sendo o primeiro a conseguir um visto profissional com a justificativa de ser professor de Jiu-Jitsu, Gargamel também é o primeiro a ter uma academia oficialmente registrada junto ao Ministério dos Esportes e faz questão de levar o nome da academia que o formou, AKXE, para a Noruega. No seu centro de treinamento, há também aulas de outras modalidades, como MMA e preparação física, atuando de como um profissional do esporte. Resta a nós agora nos espelharmos em iniciativas como esta para que o Brazilian Jiu-Jitsu, um esporte brasileiro, seja também profissionalizado em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário